.Águas Frias - A beleza de uma aldeia

Quarta-feira, 19 de Março de 2008

Mais Portas, Portinhas, Janelas e Portões de Águas Frias

Conforme o prometido no ultimo post, hoje resolvi mostrar mais algumas portas, portinhas, janelas e portões de Águas Frias e  mais, também vos digo que todas elas estão em casas situadas na Rua Central da aldeia, por isso não vai ser dificil descobrir... boa sorte.

 

a primeira

 

a segunda

 

a terceira

 

a quarta

 

a quinta

 

a sexta é uma linda foto da pânoramica geral de Águas Frias... como a minha terra é bonita.

Aqui vós deixo e até um dia destes, lembram-se que a Páscoa esta proxima eé altura de provar o folar.

Um abraço a todos


publicado por joaotanasoliveira às 13:38
link do post | comentar | favorito
|
9 comentários:
De FRANCLIM de MELO a 19 de Março de 2008 às 20:47
Olá João tudo bem tornei-me um admirador teu .
1-fica no souto era a garagem de senhor padre
2-esta janela não sei penca que e ao lado da garagem 3-- portões da casa do senhor Avelino no souto
4--este dois portões são ao lado da casa do povo os donos não me lembro do nome e a ultima e uma vista da nossa terra aguas frias uma feliz pascoa para ti e a tua família comprimentos ao teu pai e irmão


De riolivre a 22 de Março de 2008 às 00:21
"como a minha terra é bonita" - diz o nosso João.
E não é tudo bonito nesta terra?
Claro que sim.


De joão antônio da cunha a 26 de Janeiro de 2010 às 13:44
Olá João,

Outro dia pesquisando na internet sobre Águas Frias e Assureiras, vim encontrar este blog que, diga-se de passagem, muito me surpreendeu pelo amor e respeito que todos os blogueiros curtem e tratam a terra onde nasceram e, ainda, pela enorme variedade de temas sobre os quais escrevem e discutem.
Sou uma pessoa que gosta de história e de sociologia e muito ligado às raízes familiares. Tenho cidadania portuguesa e por conta disso já estive em Portugal diversas vezes. Meu avô nasceu em Assureiras, foi batizado na Igreja de São Pedro D’Águas Frias e emigrou para o Brasil com cerca de 21 anos, isso por volta de 1890. Chamava-se João Evangelista, sendo seus pais João Evangelista Caetano e Maria Thereza Moraes. Ainda pequenino ficou órfão de pai. Quando emigrou para o Brasil ai deixou a mãe e uma irmã (Joaquina Thereza, casada com José David). Em seguida a ele vieram para o Brasil um outro irmão e os sobrinhos, filhos dessa irmã que ai deixou. Se, porventura, houver algum descendente ou parente dessas pessoas (famílias Caetano, Moraes e David) eu ficaria muito feliz em manter contato. Embora de ligações familiares um pouco distante somos pessoas que vêm da mesma cepa, com o mesmo DNA sanguíneo, e seria um grande prazer conhecê-las.
Um abraço.
João Antônio da Cunha


De João António da Cunha a 4 de Fevereiro de 2010 às 23:02
Caro João, só hoje vi o teu comentário e é com enorme prazer que irei procurar descendentes do teu sangue nesta linda terra Assureiras, sou natural de Águas Frias, mas casei e vivo nas Assureiras do Meio e pela historia que me contas, tudo indica que haverá familiares teus a viver aqui, principalmente do apelido Morais. logo que tenha noticias voltarei a enviar-te um comentário , provavelmente amanha. Se tiveres email ou algum familiar diz-me pois poderemos contactar-nos no live menssager . Eu também tenho 8 tios ai (Rio de Janeiro). Até breve e 1 abraço do João Oliveira.


De joão antônio da cunha a 5 de Fevereiro de 2010 às 10:59
Olá meu xará João,
agradeço a sua atenção e o empenho em oferecer-me uma informação sobre os meus parentes. O meu menssager está desativado , preciso me recadastrar e tão logo o faça me comunico com você, mas enquanto isso não ocorre, vou acessando este meu e-mail na espera de alguma novidade. Obtendo algum dado familiar, por favor me informe. Um abraço.
João A. da Cunha


De João Oliveira a 8 de Fevereiro de 2010 às 22:37
Caro João Cunha , já andei a procurar pessoas da tua família , mas não esta fácil Pelo que compreendi aqui em assureiras só ficou a irmão do teu avô (Joaquina Teresa), precisava de saber se tens informações +/- em que data faleceu, pois se pusermos a possibilidade de ter falecido com 80/90 anos tudo indica que seria pela década de 50/60, o que quer dizer que aqui na aldeia a pessoas nascidas nas décadas de 30/40. Também era-me útil saber se só se Chamava Joaquina Teresa. Caso não seja possível através das pessoas mais idosas descobrir alguma informação, irei falar com o padre de Águas Frias pois provavelmente terá nos livros da igreja os registos de nascimento baptismo /falecimento. Por agora é tudo 1 abraço do João Oliveira e até breve.


De Anónimo a 9 de Fevereiro de 2010 às 19:17
Caro João,
Não conheci o meu avô e as poucas informações que tenho foram passadas por minha mãe. Os dados referentes aos parentes retirei do batistério dele, transcrito no livro de batismo da Freguesia de São Pedro de Águas Frias e que se encontra arquivado nos Arquivos de Vila Real. O nome de Joaquina Thereza (irmã dele) é o que constava como madrinha de batismo, e o apelido era Caetano. Me parece que ela faleceu na década de 30. Já a mãe dela (minha bisavó) não tenho conhecimento da data de falecimento.
Mais uma vez agradeço o seu esforço e atenção.
Um abraço.
João A. da Cunha


De João Oliveira a 15 de Fevereiro de 2010 às 22:32
Olá João Cunha, falei com as pessoas mais idosas da aldeia de Assureiras , nascidas em 1919 e 1923 e pelo que me contaram, foi o seguinte: Quando eram crianças, lembram-se de uma tal Joaquina, casada com António Neto, que não tinham filhos e mais nada. Imagina-mos que até poderiam ser os teus familiares, mas como não tinham filhos (uma vez que foram para o Brasil ), pessoas com os apelidos que me forneces-te não existem aqui na aldeia, mesmo assim é difícil até nos registos da igreja, porque a Sr.ª Joaquina Teresa, não deixou descendentes (supondo que é a Joaquina que as pessoas me falaram). Caro João, caso não consiga-mos descobrir descendentes do teu sangue aqui na aldeia das Assureiras , se um dia voltares a Portugal, não deixes de visitar a terra que deram vida as tuas gentes. Se fores ao Google Earth veras ao pormenor as Assureiras e Águas Frias na actualidade. Quanto ao meu blog, um dia destes irei publicar fotografias da aldeia. Quando o Live mensager estiver activo, avisa-me. Se porventura vier a saber alguma coisa sobre a tua família , eu informo-te. 1 Abraço do João Oliveira.


De joão antonio da cunha a 19 de Fevereiro de 2010 às 23:05
Olá João Oliveira,
agradeço mais uma vez todo o teu empenho na pesquisa sobre os meus familiares. Devo retornar a Portugal ainda este ano para visitar uma minha filha que ai reside e pretendo ir até Assureiras conhecer esta aldeia. Um grande abraço e que Deus, que é o Grande Arquiteto do Universo, lhe pague por esse seu trabalho.
João A. da Cunha


Comentar post

.mais sobre mim

.Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28


.posts recentes

. Águas Frias, numa tarde d...

. Mais um Nevão

. UMAS MATANÇAS DIGNAS DE S...

. QUE SAUDADES DO MÊS DE AG...

. O que é bonito de ver nes...

. O que é bonito de ver, ne...

. Mais fotos de Águas Frias

. Mais Portas, Portinhas, J...

. O Folar de Águas Frias

. Mais Portas, Portinhas, J...

.arquivos

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds