Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2008

Da teoria a prática

Minha gente, meu povo no ultimo post contei-vos aquilo que por cá nesta altura se fazia e que a chuva não deixou fazer. Pois bem, como nem sempre chove e este ano ao que tudo indica o São Pedro esta zangado com esta terra e com muita razão, pois não se contenta com uma festinha, temos que lhe fazer uma grande festa; resolvi atraves deste novo post contar-vos o que da teoria se passou a prática... aqui vai.

 

Como dava chuva para o dia 24 de Fevereiro, numa "reunião familiar", por decisão do grande chefe Nuno, resolveu-se ir podar as vinhas no dia 22 de Fevereiro (sexta-feira). Pois bem, nesse dia por volta das oito da manha, na companhia do Nuno, Mário, Rogério e dos fieis amigos, Pombo, Pipocas, Negrita e Neco, lá vamos nos até a freixeda. Tudo começa conforme o previsto e sem atrasos, as tesouras tinham sido afiadas no dia anterior.

 

Corta aqui, corta além aos poucos lá fe foi podando a vinha. As vezes há duvidas qual a vara que se deve cortar, mas com temos o supervisor Nuno a fiscalizar não tinhamos nada que temer pois tem um curriculo muito abastado nesta aréa.

 

Por volta das 10 da manhã, é hora de matar o bicho, então enquanto podamos mais umas vedeiras o Nuno prepara o chop chop.

 

 

 

 

 

 

 

Como podem ver é um pequeno almoço com uma ementa muito diferente daquilo que estamos abituados a comer, mas nestes dias até sabe muito bem.

Apôs terminar o mata bicho, enquanto nos continuavamos com a poda o Nuno resolveu aduvar o centeio, pois se as previsões de chuva fossem certas não haveria melhor altura para o adubar... o que se veio a confirmar no Domingo.

 

 

Mais tarde chegou a Sr.ª Minda, onde a sua função era panhar as vides, facto este que se repete todos os anos, onde se veio juntar a nos na vinha da aguçadoura. 

 

 

 

Pois é meus caros amigos a nossa luta é esta, temos que aproveitar o tempo que o tempo nos deixa fazer, pois a mãe Natureza é quem manda.

Hoje fico por aqui, um abraço e até um novo post.


publicado por joaotanasoliveira às 00:22
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Mário Silva a 26 de Fevereiro de 2008 às 17:45
Caro João
Prabéns pela descrição de um dia das gentes de Águas Frias
Parabéns ao espírito de colaboração (tão próprio das gentes desta Aldeia).
Estão de parabéns o Sr.Nuno, a Sr.ª Minda , o Mário, o Rogério, o João e até os fiéis amigos, Pombo, Pipocas, Negrita e Neco (que não quizeram deixar de participar).
Um abraço a Todos
Mário Silva


De Zeca Oliveira a 26 de Fevereiro de 2008 às 18:40
Ola João, até me cresceu àgua na boca ao ver o mata bicho essas alheiras e salpicão que a nossa mãe faz,continua a mandar mais fotos da nossa aldeia.As fotos estão um espectaculo um abraço para todos até breve PS: não te esqueças de deixar alguns salpicoes para o mês de agosto!! xau ZECA


De riolivre a 27 de Fevereiro de 2008 às 15:44
Olá Zeca!

Imagina que já quase nem me lembrava de ti. De facto, há imensos anos que não te vejo, ao contrário dos teus manos que, embora não tantas vezes quanto gostaria, ainda assim, vou vendo de vez em quando.
Como tantos outros também tu tiveste que abandonar a aldeia na procura de uma vida melhor. Suponho, contudo, e se bem percebi, que terás as merecidas férias em Agosto e, nessa altura, ainda que por pouco tempo (as férias são sempre curtas) estarás entre nós. Aí pode ser que surja, enfi,a a oportunidade de te dar um abraço.
Do que não te livras é de te envolver desde já, num outro abraço, a ti próprio, ao Rogério e ao João e, se me permitem, sobretudo a este, por ter tido esta brilhante ideia de nos mostrar a nossa terra e o que por lá se vai passando.
Se não for de outra forma, ir-me-ei lembrando de vocês ao passar aqui pelo blog.
Celestino Chaves


De mario abobeleira a 14 de Março de 2008 às 01:10
ENTÃO AMIGO LÁ ESTAMOS NÓS NO NOSSO MELHOR.........O petisco estava uma categoria mas o vinho que estava naquele garrafão era demais ....espectacular este trabalho ...um abraço


Comentar post

.mais sobre mim

.Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Águas Frias, numa tarde d...

. Mais um Nevão

. UMAS MATANÇAS DIGNAS DE S...

. QUE SAUDADES DO MÊS DE AG...

. O que é bonito de ver nes...

. O que é bonito de ver, ne...

. Mais fotos de Águas Frias

. Mais Portas, Portinhas, J...

. O Folar de Águas Frias

. Mais Portas, Portinhas, J...

.arquivos

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub